DW - Formação Avançada em Dados e Visualização Web (FADVW) 20/21
Tópicos de Realidade Virtual na Web (RVW) Prof. Dr. Vitor Cardoso Aluno: Rogério Xavier de Azambuja Atividade Objetivo: criar uma cena virtual em 3D
A incluir na cena 3D:
• Incluir na cena elementos naturais de terreno e vegetação (Unity3D)
• Incluir elementos de horizonte e iluminação (Unity3D)
• Incluir a representação da presença humana: avatar (Unity3D)
Sugerimos também a alternativa de incluir avatares ou personagens criados pelo estudante (MakeHuman ou outro)
• Incluir objetos originais, criados pelo estudante (Sketchup ou outro)
Cenário
Unity 2019.4.14f1 (64-bit)
Foi utilizado o asset Nature Starter Kit 2 (Free) com diversos ajustes no modelo de iluminação, terreno, vegetação, condições do vento, ângulos, câmeras, uma única cena, dentre outros aspectos que compõem o cenário escolhido.
Avatar
Início do desenvolvimento com MakeHuman-Community 1.2.0.
Foi utilizado o asset Arisa (Free/RemakeV2/Contain VRM), pois buscava-se utilizar uma personagem feminina jovem, em homenagem à minha filha Ana Clara, com configurações de câmera, velocidade, iluminação e alguns ajustes na movimentação.
Objeto
SketchUp Pro 2021
Foi escolhido o objeto de uma casa, mais próxima possível da realidade, com o detalhamento de sua construção nas cenas do vídeo abaixo. Foi construído a partir de um terreno plano, planta-baixa e polímeros extrudados em suas formas geométricas, fundações, acabamento e ajardinamento em visões/camadas diferentes, bem como, a utilização de textura e materiais.
Cena Integrada
Mundo = Cenário + Avatar + Objeto
Disponibilizado na Web com a tecnologia WebGL através do build do Unity3D.