DW - Formação Avançada em Dados e Visualização Web (FADVW) 20/21
Tópicos de Realidade Virtual na Web (RVW)
Prof. Dr. Vitor Cardoso
Aluno: Rogério Xavier de Azambuja
Atividade
  Objetivo: criar uma cena virtual em 3D
  A incluir na cena 3D:
  • Incluir na cena elementos naturais de terreno e vegetação (Unity3D)
  • Incluir elementos de horizonte e iluminação (Unity3D)
  • Incluir a representação da presença humana: avatar (Unity3D)
     Sugerimos também a alternativa de incluir avatares ou personagens criados pelo estudante (MakeHuman ou outro)
   • Incluir objetos originais, criados pelo estudante (Sketchup ou outro)


Cenário

Unity 2019.4.14f1 (64-bit)
Foi utilizado o asset Nature Starter Kit 2 (Free) com diversos ajustes no modelo de iluminação, terreno, vegetação, condições do vento, ângulos, câmeras, uma única cena, dentre outros aspectos que compõem o cenário escolhido.

Avatar

Início do desenvolvimento com MakeHuman-Community 1.2.0.
Foi utilizado o asset Arisa (Free/RemakeV2/Contain VRM), pois buscava-se utilizar uma personagem feminina jovem, em homenagem à minha filha Ana Clara, com configurações de câmera, velocidade, iluminação e alguns ajustes na movimentação.

Objeto

SketchUp Pro 2021
Foi escolhido o objeto de uma casa, mais próxima possível da realidade, com o detalhamento de sua construção nas cenas do vídeo abaixo. Foi construído a partir de um terreno plano, planta-baixa e polímeros extrudados em suas formas geométricas, fundações, acabamento e ajardinamento em visões/camadas diferentes, bem como, a utilização de textura e materiais.

Cena Integrada

Mundo = Cenário + Avatar + Objeto
Disponibilizado na Web com a tecnologia WebGL através do build do Unity3D.

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Referências:
Manuais BabelX3D
Unity3D
MakeHuman
SketchUp
WebGL
Notepad++


Rogério Xavier de Azambuja
rogerio.xavier[at]farroupilha.ifrs.edu.br
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